Traduzir...

Espiou o blog...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Curiosa Arte...e a ocupação nas escolas!

“Criatividade consiste em ser capaz de manter, durante a vida, algo que pertence à experiência infantil de criar o mundo”, já dizia Winnicott!


Pois bem, é exatamente nisto que o artista persevera. Incessantemente dia após dia, criar situações, artes, mis-en-scène direcionadas ao outro, para que este não o abandone e que a vida tenha sentido. O artista instiga a curiosidade do outro com muita criatividade.


O público, seja adulto ou não, é impulsionado pela curiosidade. Um desejo de ver/ouvir/sentir algo, necessidade arcaica em rememorar vivências primitivas, anteriores até à aquisição da linguagem. Por este motivo podemos realizar "leituras" complexas e afetivas de imagens, de sons.


Freud atribuiu à curiosidade um lugar especial, conferindo-lhe o status de instinto secundário, mas, como todos os instintos, dotado de energia própria, derivada da escopofilia, e nomeou-o instinto para o conhecer. Então, a nossa curiosidade, tão inquietante nas crianças, é um instinto de sobrevivência, pois nos direciona ao saber, ao conhecimento.

Mas se é assim, a nossa curiosidade nos direciona para onde, quando apreciamos a Arte? O que pode-se aprender com Arte? Aprende-se sobre o mundo e seu subtexto, aprende-se sobre nós mesmos e nossas complexas relações com o outro...retorna-se à infância, projeta-se para o futuro, rimos e choramos num piscar de olhos, nos indignamos, inflamos a alma de amor, desejamos mudar, queremos retornar ao passado, tudo e nada!

Mas dizem por aí que ela é caótica, estranha, vazia às vezes, colorida ou sombria demais, patética, emotiva, incompreensível, coisa de gente à toa, que não trabalha...dispensável. Mas também pode ser revolucionária, instigadora, subversiva, perigosa!! 

Querem a Arte fora das salas de aula*, das escolas. Banida dos currículos.

Mas vai ser impossível, ela é fluída, é ideia e desejo, curiosidade e criatividade. É conhecimento...está em todos os lugares. Está na história do homem, na história de cada um. Onde existir um curioso, ela sobreviverá!

* Vivemos um momento histórico, hoje (07/10/2016) os alunos  estão ocupando as escolas públicas em protesto contra medidas do governo. Um dos eixos que motivou a ocupação foi a MP da reforma do ensino médio (Lei Alexandre Frota, que retira Artes e Educação Física da lista de disciplinas obrigatórias.

Estudantes curiosos e atentos!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário