Traduzir...

Espiou o blog...

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Quarto de bebê: terrores noturnos?

O espetáculo inicia com o um casal que discute...a criança chora!


cena do espetáculo "Quarto de bebê
O bebê sofre de terrores noturnos...mas o que é isso??

Os terrores noturnos têm como característica o despertar abrupto que pode ser iniciado por um grito de pânico, choro ou vocalizações incoerentes. 
A criança pode apresentar sinais de ansiedade (taquicardia, respiração rápida, rubor cutâneo, sudorese, dilatação das pupilas, tônus muscular aumentado).
Quando o episódio termina, a criança volta a adormecer e não se recorda do que se passou. Muitas vezes, os terrores noturnos estão relacionados com algo assustador ou invulgar que ocorreu durante o dia, ou ainda, relacionados com mudanças importantes na vida da criança, tais como entrada na escola, nascimento de um irmão, ausência de um dos pais, entre outros.


cena do espetáculo "Quarto de bebê

Os terrores noturnos surgem mais no princípio da noite (em que os períodos de sono profundo são mais longos), diferente dos pesadelos que são um fenômeno do sono superficial (sono REM), e por isso ocorrem mais na segunda metade da noite ou quando a manhã se aproxima (quando aumentam os períodos de sono REM).
Nos terrores noturnos o despertar acontece no início do episódio, enquanto nos pesadelos a criança acorda a meio ou no final, quando a tensão causada pelo conteúdo assustador do sonho se torna demasiado intensa. Ao acordar de um pesadelo a criança rapidamente fica orientada e desperta, consegue descrever o conteúdo do sonho e deixa-se tranquilizar pelos pais (em contraste com os terrores noturnos em que se mantém confusa e agitada, sem que nada a acalme, esquecendo o episódio logo que retoma o sono).


cena do espetáculo "Quarto de bebê


Para ajudar a criança a lidar com seus pesadelos é importante aceitar os receios da criança e a necessidade dela estar junto aos pais, mostrar a criança formas para se confortar, desviando o pensamento para coisas boas; deixar uma luz de presença no quarto, encorajar e aceitar o uso de objetos de conforto (ursinho, uma boneca ou cobertor preferido) como companhia e forma de afastar os medos; contar histórias que ajudam a compreender os medos e sentimentos vivenciados de forma indireta.

Se mesmo depois de tentar todas estas dicas, a situação persistir, sem que a criança consiga estabelecer um sono tranquilo, é importante a ajuda técnica especializada de um psicólogo, para avaliar e ajudar a criança a ultrapassar conflitos internos que possam estar interferindo o seu sono.

O mini espetáculo é encantador. É um mini suspense, com cenas muito rápidas e mágicas. Minúsculos efeitos especiais e uma trilha potente!

Assista "Quarto de bebê" e tenha bons sonhos!

SERVIÇO:

Direção: Inecê Gomes
Atuação: Jacques Beauvoir
Trilha Sonora: Genderless Produções
Produção: Trágica Cia de Arte




Nenhum comentário:

Postar um comentário